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As perguntas que traumatizam clientes


Quando o cliente acaba de fechar um negócio, o vendedor vira e faz uma pergunta com uma intenção dúbia: Só isso?

Ou quando recebe o cliente com a frase: Pois não?

Ou também quando diz: Não quer levar mais alguma coisa?

Essas perguntas automáticas feitas por uma grande quantidade de vendedores, não carrega com elas o sentido de interação positiva, o que causa no cliente um reflexo defensivo e muitas vezes um resíduo negativo de um atendimento que pode ter sido excelente.

Vendedores fujam de pergunta “nonsense” e conquistem seus clientes através da amizade. Lembrem-se que dois momentos da venda são mais relevantes para os clientes: o primeiro quando eu o recebo e o segundo quando me despeço com grandeza.

Escrito por: Valdir Oliveira

Agente de Inovação / Consultoria para pequenas empresas no SEBRAE empresário 20 anos no mercado, ex. conselheiro do FIESP/CIESP , pesquisador CNPQ e gerente de vendas e operações

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